As vantagens de gravar aulas para os seus estudos

Um dos grandes desafios enfrentados pela maioria dos universitários é conseguir acompanhar os conteúdos de todas as aulas com qualidade. Se você tem dificuldades em seguir o ritmo do seu professor, já pensou em gravar aulas? Essa pode ser uma excelente estratégia para facilitar os seus estudos.

Na hora em que os professores estão explicando os tópicos referentes às disciplinas, é comum que alguns estudantes não consigam acompanhar o andamento acelerado de algumas aulas e, por alguns minutos, é provável que acabem se perdendo em seus próprios pensamentos. Isso pode ser altamente prejudicial para a compreensão das matérias, causando impactos negativos no desempenho acadêmico dos alunos.

Nesse contexto, o ato de gravar as aulas pode facilitar — e muito — a vida dos estudantes! Confira as vantagens de gravar aulas para os seus estudos!

Ouvir o conteúdo repetidas vezes

Por mais que você se esforce para prestar atenção às aulas, sempre alguma informação acaba sendo perdida. Às vezes, é difícil se manter rigidamente atento enquanto o professor fala, e depois de algumas horas, é normal se distrair com seus próprios devaneios. Por isso, gravar suas aulas pode ser uma ótima oportunidade para garantir que todas as disciplinas sejam muito bem aproveitadas, permitindo assim que você revise com frequência os conteúdos trabalhados pelos professores.

Com o avanço da tecnologia, é muito fácil fazer gravações de áudio ou de vídeo em sala de aula. O que não faltam são opções de produtos para que você registre as discussões de um modo prático e eficiente: Relógio, chaveiro, caneta, isqueiro, há opções para todos os gostos e bolsos em nosso site!

Mas, obviamente, antes de sair por aí registrando as informações que você tem acesso na faculdade, é preciso tomar algumas precauções, como, por exemplo, pedir autorização aos docentes antes de fazer qualquer gravação e utilizar os registros apenas para fins acadêmicos. Jamais pense em fazer upload dos materiais na internet sem que seus professores concordem expressamente com isso.

Depois de gravar suas aulas, você pode ouvir os conteúdos sempre que achar conveniente: em seus deslocamentos de ônibus, a pé ou de carro, enquanto faz afazeres mecânicos, como, por exemplo, algumas tarefas domésticas, como lavar louça ou varrer a casa. Há também quem consiga ouvir com atenção as gravações enquanto pratica algum exercício, mas é preciso conhecer suas limitações, pois, caso contrário, nenhuma das duas atividades será bem feita.

Ter a chance de ouvir suas aulas com mais tranquilidade poderá ajudá-lo a esclarecer aspectos da matéria abordada que tenham eventualmente se mostrado mais complexos enquanto você acompanhava a explicação do professor em sala de aula.

Além disso, ao conseguir ter acesso à mesma aula repetidas vezes, fica mais fácil ter insights importantes, que podem contribuir bastante com a construção do seu conhecimento.

Fazer apontamentos com mais calma

Quem frequenta a faculdade sabe: um dos grandes dilemas da vida de um universitário é decidir se é melhor anotar aquilo que o professor fala e correr o risco de perder algumas partes importantes daquilo que está sendo explicado ou se vale a pena confiar na memória e deixar as anotações em segundo plano.

Mas, reflita: se você começar a gravar suas aulas, esse problema estará resolvido! Você pode dedicar seu tempo em sala de aula para dar atenção exclusiva àquilo que seu professor diz e, depois, ao ouvir a gravação, você conseguirá fazer os apontamentos que achar necessários com mais calma e tranquilidade.

Não correr o risco de, quando precisar faltar, perder a matéria

Ninguém está a salvo quando se trata de imprevistos. Seja por problemas de saúde, por problemas no trânsito ou inúmeras outras possibilidades, é possível que você precise faltar às aulas algumas vezes ao longo do curso. E nada mais chato e prejudicial que perder a matéria ministrada pelo professor, certo?

Por isso, se você e seus colegas tiverem o hábito de gravar as aulas, quando alguém faltar, não sairá no prejuízo, pois vai ter a chance de ver a aula mais tarde, e assim não entrar em desespero, pedindo o caderno de outros estudantes para poder copiar seus apontamentos.

Compensar eventuais distrações em sala de aula

Não tem jeito: é praticamente impossível prestar extrema atenção a tudo aquilo que é dito pelos professores durante as aulas. Há alunos que cochilam, conferem se há novidades em seus celulares, começam conversinhas paralelas, rabiscam no caderno ou simplesmente pensam em coisas que não têm a menor relação com o assunto da aula.

E é evidente que essas distrações podem causar grandes prejuízos à quantidade de conhecimento que o aluno tem acesso em aula e pode dificultar bastante sua compreensão dos temas abordados.

Por isso, gravar aulas pode ser um modo eficaz de compensar suas distrações em sala de aula. Ao ouvir novamente aquilo que seu professor falou, você não perde nenhuma informação por ter “viajado na maionese” enquanto a aula acontecia.

Criar uma cópia de segurança do conteúdo das aulas

Ainda que você acredite que não precisa gravar suas aulas por conseguir anotar perfeitamente bem tudo o que o professor falar, imagine se houvesse algum problema com seus cadernos e blocos de anotações? Caso eles se molhem, se percam ou sejam rasgados, você terá um prejuízo terrível.

Assim, gravar as aulas pode significar ter uma cópia de segurança digital de tudo aquilo que foi visto ao longo de seu curso.

Você pode gravar as aulas, salvá-las em seu computador, em um HD externo, pen drive ou até mesmo armazená-las em nuvem. Isso manterá seguras as suas informações e permitirá que você as acesse sempre que sentir necessidade.

Há vantagens de sobra para que você comece o quanto antes a gravar aulas para os seus estudos. Por isso, peça a autorização de seus professores para registrar suas falas, escolha o equipamento que mais se adéqua às suas necessidades e inicie agora mesmo suas gravações!

Agora, queremos conhecer sua opinião! Você tem o costume de gravar aulas? Quais vantagens você acredita que isso pode trazer aos seus estudos? Conta pra gente nos comentários.

Ideais de produtos para a sala de aula e palestras:

VEJA AQUI!

This website uses cookies.